Separador de Três Fases com Controle Cabeça de Poço – Ref. DT-PG007

Separador de Três Fases com Controle Cabeça de Poço – Ref. DT-PG007

Descrição

Esta planta piloto de treinamento é um sistema em escala reduzida que permite aos estudantes a exploração da Operação & Manutenção (O&M) de equipamentos de produção de óleo.

O separador é composto dos seguintes módulos principais:

1. Plataforma skid
Estrutura stand-alone e compacta, projetada para acomodar todos os equipamentos, componentes e instrumentação.

2. Separador trifásico
Projetado para separar e medir em meios como água, gás e óleo. É equipado com componentes como defletor de entrada, conjunto de aletas, aglutinador, quebra-mar, vertedouros ajustáveis, extrator, etc. Possui toda a instrumentação necessária (válvulas, transmissores, controladores, dispositivos de segurança, etc.) e fornece informações precisas sobre o desempenho do poço.

3. Cabeça de poço e árvore de natal
O arranjo da cabeça de poço consiste em carcaça, tubulação e árvore de natal. Controla a pressão da cabeça de poço de produção e ajusta a vazão de óleo/gás, além de desempenhar operações como fratura, injeção e teste, etc.

4. Painel de controle de cabeça de poço (WHCP)
Um único painel incorpora controles pneumático e hidráulico para operação sequencial de válvulas (abertura & fechamento), desligamento de emergência, controle manual e desligamento de segurança. Os painéis são de aço inoxidável, resistente à corrosão.

5. Tanque de armazenamento de água

6. Tanque de armazenamento de óleo

7. Painel de controle local (LCP)
Com sistema de controle (CLP ou SCD), sistema SCADA, fonte de alimentação para equipamentos e instrumentação, e módulo de simulação de falhas.

8. Módulo de simulação de falhas (FSM)
Pode ser operado apenas por um instrutor autorizado, para simulação de condições de processo apropriadas, bem como falha de sensores de campo e instrumentação.

9. Sistema de controle

Local e sistema SCADA

Integramos o sistema de controle padrão industrial ao sistema piloto de processo. O sistema de controle padrão oferecido é o CLP Siemens com sistema SCADA. Entretanto, o sistema pode ser controlado por diferentes sistemas de controle.