Descrição
Este painel deve ser usado com o painel DT-ET029 para estender os testes tradicionais em sistemas de motor de partida direta e sequencial até dispositivos eletrônicos típicos dos modernos processos industriais de automação.
A integração do CLP com o painel, o soft-starter, o acionamento PWM e a liberação de um relê de simetria e sequência de fase leva à montagem dos circuitos de arranque de motores assíncronos mono e trifásicos.
Programa didático
- Implementação de sistemas de arranque e parada graduais de motores assíncronos trifásicos por soft starter.
- Implementação de sistemas de arranque e parada com rampas, várias velocidades, modo vetorial ou V/F, para um motor assíncrono trifásico por acionamento eletrônico PWM.
- Implementação de sistemas para alimentar dispositivos de consumo de potência trifásica com presença de fase e relê sequencial.
- Implementação de sistemas de automação de lógica programável por CLP e painel de operação para supervisionar o estado da instalação. Exemplos de posta em marcha de motor que podem ser realizados:
– controle de um contator para arranque, parada, pulsos.
– arranque de contator para motor de gaiola assíncrono trifásico.
– inversor de controle remoto para motor de gaiola assíncrono trifásico, com bloqueio nos botões, chaves limitadoras, com retardo.
– inversor de controle remoto, arranque estrelatriângulo para motor assíncrono trifásico.
– arranque com resistências do estator, com autotransformador para motor assíncrono trifásico.
– arranque com resistências do rotor para motor assíncrono trifásico de rotor com enrolamento.
– chave inversora de polos controlada remotamente para motores assíncronos trifásicos Dahlander e de 2 enrolamentos.
– freio de corrente reversa para motor de gaiola assíncrono trifásico.
– arranque contator, inversor de controle remoto para motor assíncrono monofásico. – arranque sequencial de 2, 3, 4 motores assíncronos.
– controle de inversor trifásico para sequências forwardbackward com rampas e diferentes velocidades.
– interconexão entre sistemas EIB/KNX BUS (automação doméstica) e sistemas de automação CLP (instalações industriais eletronicamente controladas).