Afinal, como desenvolver uma visão futurista e conseguir tomar decisões mais efetivas no ambiente corporativo? O interesse sobre o que vai acontecer nos próximos anos deve ser a preocupação de empreendedores, desenvolvedores e quaisquer profissionais que lidam com soluções para a vida das pessoas.
Neste post, vamos lhe explicar o que é futurismo, como estudá-lo e quais são as características que um profissional precisa ter para se dar bem nessa área. Boa leitura!
O que é visão futurista?
Visão futurista é a competência presente nos profissionais responsáveis por elaborar pesquisas, estudar tendências, buscar soluções e, assim, projetar cenários e apontar tecnologias que podem influenciar e transformar a vida das pessoas no futuro.
O que é futurismo?
Como o nome sugere, futurismo é a área que estuda e investiga as tendências e os comportamentos que moldarão a sociedade em um futuro. Esse período pode ser dividido em três: futuro emergente (imediato), pós-emergente (entre daqui 5 a 10 anos) e futuro-futuro (daqui mais de dez anos).
Para isso, profissionais analisam pesquisas e coletam informações nos campos da ciência, da tecnologia e da cultura humana a fim de apontar que fatores terão predominância no nosso dia a dia.
O objetivo do futurismo é contribuir para ampliar a visão de negócio e embasar a tomada de decisões estratégias de empresas e organizações e orientar linhas de pesquisas científicas.
Como o futurismo é estudado?
Todos os eventos previstos pelo futurismo devem ser classificados de acordo com sua probabilidade (provável, possível, plausível e desejado ou preferido) e com sua intensidade (fraca, média, forte).
Essa estrutura serve de base para decisões sejam feitas. Além disso, os estudos que abrangem o futurismo se dividem em diferentes modalidades. Ainda não existe consenso sobre como chamá-las, mas são identificadas pelo menos três modelos: forecast, foresight e scenarios.
Forecast
O Forecast realiza previsões com base em dados e estatísticas. Os números, vale ressaltar, são um dos principais alicerces para sustentar a visão futurista.
Foresight
Já o foresight é um processo de coleta sistemática de informações a partir de pesquisas nos campos de ciência e tecnologia a fim de compreender e antever a maneira de viver do ser humano no meio ambiente.
Scenarios
A metodologia de Scenarios (cenários, em português) elabora diferentes contextos a partir da probabilidade e da intensidade de determinada tendência. Isso permite avaliar diversos modos de agir e comparar possibilidades a partir de um evento.
Quais são as características do profissional futurista?
O profissional futurista deve ser um inquieto caçador de informações, inovações, pesquisas e números. É preciso também desenvolver uma grande capacidade analítica, a fim de interpretar os dados e identificar tendências.
Nesse sentido, a área requer ainda interesse e conhecimento em novas tecnologias e no comportamento humano. Só assim o profissional conseguirá desenvolver a habilidades preditivas e fazer a correlação entre diferentes campos de estudos. O domínio desse conhecimento é um importante diferencial para a carreira.
A visão futurista, portanto, é a habilidade do profissional em analisar dados, fatos e comportamentos a fim de identificar tendências que predominarão no futuro. Nesse sentido, o futurismo a área que debate esse tema e busca traçar cenários para período superior a cinco anos.
Esse exercício é fundamental para o mercado de trabalho. A pessoa que compreende o presente e desenvolve a capacidade de antever o que está por vir consegue tomar decisões de longo alcance. Isso resultará em vantagem competitiva para o negócio em que ela está inserida.
Gostou do conteúdo? Quer mais informações relacionadas a temas da área de Administração? Então assine a nossa newsletter e receba nossas atualizações gratuitamente em seu e-mail!