Descrição
A Compensação de Potência Reativa (RPC) está se tornando um tópico importante em instalações elétricas de alta potência. RPC também é conhecida por seu nome mais popular “Correção de Fator de Potência (ou cos Fi)” (CFP).
Programa didático
O treinador foi desenvolvido para o estudo teórico-prático dos diferentes componentes, circuitos e medidas de técnicas RPC. Todos os componentes são reais e totalmente operacionais. Os instrumentos e placas eletrônicas são da mais avançada tecnologia. Os seguintes métodos RPC são explicados teoricamente no manual. O aluno é então levado a desenvolver os diferentes circuitos propostos e verificar os conceitos teóricos.
Os seguintes tópicos são desenvolvidos:
- O conceito de FP – o ângulo de fase entre tensão e corrente.
- O triângulo de potência S (kVA) – P (kW) – Q (kVar).
- Fundamentos teóricos da correção CFP, e a constância da potência ativa P (kW).
- As cargas R-L e a medida relativa de tensões, correntes, potência ativa, aparente e reativa. Medida de FP usando instrumentos multifuncionais.
- O FP de um motor assíncrono trifásico: sem carga e com FP aumentando com a carga. Busca pela melhor capacitância e possibilidade de sobrecompensação de FP.
- Métodos CFP: 1 – compensação estática (sobre o dispositivo individual); 2 – CFP centralizado; 3 – o compensador síncrono.
- O sistema de controle eletrônico automático: descrição de uma unidade típica; uso com uma carga R-L variável.
- O sistema de controle CFP automático nos modos MAN/AUTO.
- O compensador síncrono trifásico: CFP relacionado à excitação de máquina síncrona.