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DT-AU017 – Banco de Ensaios em Alta Tensão

Este banco permite a execução de ensaios em:

Modelo funcional de e-drives e sistemas HV em veículos motorizados

O modelo funcional E-drives e sistemas HV em veículos motorizados consiste em um módulo de acionamento e um módulo de controle e fonte de alimentação. O sistema HV opera com uma tensão operacional de 96 volts. Uma unidade de fonte de alimentação completa com gerenciamento eletrônico de bateria (BMS), um carregador integrado para a bateria HV, uma unidade de controle com sistema de gerenciamento do motor, todos os componentes de segurança necessários, conexão de carregamento Mennekes (tipo 2) são construídos. O sistema HV pode ser habilitado por meio de uma desconexão de serviço no circuito de 12 V ou por meio de uma desconexão de serviço no circuito HV (na bateria HV). Além disso, o sistema de treinamento tem um ponto de desconexão de resgate para representar a desconexão de um veículo danificado por acidente.
A bateria HV, com tensão nominal de 96 volts, é equipada com 32 células LiFePO4 / 40 Ah. O sistema de gerenciamento de bateria tem uma interface Bluetooth. O status (tensão, temperatura, taxa de balanceamento durante o processo de carregamento) de cada célula de bateria individual pode ser exibido por meio de um aplicativo associado (Android).


Módulo de acionamento
O módulo de acionamento consiste em um trem de acionamento elétrico completo, veículo com máquina assíncrona de 1,6 kW, unidade de controle com controlador (E-Car-Box), conversor CC/CC, fusíveis, contator principal de alta tensão e software de controle com modo de recuperação ajustável em vários estágios para exibir a recuperação de energia, bem como um freio hidráulico para simulação de carga (dirigir em subidas).


E-Car-Box
O E-Car-Box é o coração do acionamento. Todos os componentes importantes para controlar o motor são instalados nele de maneira econômica, segura e compatível com EMC e conectados de acordo com os mais altos padrões de segurança. Além do controlador Curtis refrigerado a ar para controlar o motor, ele também contém o contator principal, um conversor CC/CC e todos os fusíveis de alta e baixa tensão necessários.


Sistema de gerenciamento de bateria (BMS)
O sistema de gerenciamento de bateria é usado para monitorar as células de bateria de fosfato de ferro-lítio instaladas no HV-Trainer e protegê-las de sobretensão e subtensão durante o processo de carregamento e durante a condução. A unidade de controle central se comunica via interface CAN com o carregador conectado e o controlador do motor. O sistema de gerenciamento de bateria tem um módulo Bluetooth para comunicação entre o BMS e um instrumento de exibição, como um smartphone, tablet ou um PC Windows habilitado para Bluetooth. Este módulo pode ser usado para
monitorar o estado de carga das baterias e vários outros parâmetros.
Software para Windows e um aplicativo Android estão disponíveis para download.

Programa

  • Observância das normas de prevenção de acidentes.
  • Evitar perigos ao manusear corrente elétrica e substâncias perigosas.
  • Seleção de equipamentos de teste e medição adequados e seguros.
  • Manuseio e uso de equipamentos de segurança.
  • Aplicação de rotinas de teste específicas do fabricante.
  • Desconectar componentes de alta tensão, protegê-los contra religamento, garantir que estejam sem tensão.
  • Reconhecer os perigos representados por dispositivos de armazenamento elétrico (capacitores, baterias de alta tensão).
  • Reconhecer as leis gerais da engenharia elétrica.
  • Criar diagramas de sistema e bloco.
  • Identificar os efeitos das grandezas elétricas no organismo humano.
  • Solucionar problemas e interpretar o diagnóstico dos sistemas afetados
  • Analisar a função e a interação dos componentes, levando em consideração a troca de informações entre as unidades de controle envolvidas.
  • Reconhecer as inter-relações do sistema com o auxílio de diagramas de circuito e função.
  • Analisar variáveis dependentes do tempo e avaliar padrões de sinal.
  • Aplicar o conhecimento das leis de geração de tensão (indução), retificação (retificação unidirecional e multidirecional), o princípio eletromotriz e o armazenamento de energia elétrica.
  • Avaliar os perigos durante as medições ao vivo, derivar medidas de proteção e verificar a eficácia das medidas de proteção eletrônica do sistema de alta tensão.
  • Realizar medições sob tensão (isolamento, ligação equipotencial e medições de queda de tensão, tensões de células de bateria, determinação de temperatura).
  • Teste funcional de sistemas de alta tensão (sinais de controle do motor elétrico durante a condução).
  • Avaliar valores e sinais medidos para plausibilidade e criar relatórios de teste.
  • Planejamento do diagnóstico e reparo do sistema de alta tensão e seus componentes.