Este banco controlado por computador permite a execução de ensaios em motores à combustão interna de até 11 kW.
Programa
- Determinação das curvas características de um motor de combustão interna em diferentes regimes de velocidade
- Torque.
- Potência.
- Consumo específico de combustível.
- Determinação da eficiência, consumo específico de combustível e relação ar-combustível.
- Determinação da eficiência volumétrica e da pressão efetiva média.
- Possibilidades práticas adicionais
- Familiarização com motores a gasolina e diesel de quatro tempos.
- Comparação das características de motores a óleo diesel e gasolina.
- Estudo de resfriamento em motores de combustão interna alternativos.
- Medição de pressão na câmara de combustão de um motor (requer o acessório).
- Representação gráfica da pressão da câmara de combustão em função do tempo e em função da posição do virabrequim (requer o acessório).
- Familiarização com o conceito de sobre alimentação para motores sobrealimentados por um conjunto de turbo e intercooler (requer o motor).
- Análise dos gases de escape de um motor de combustão interna (requer o acessório). Recomendado para motores a gasolina.
- Cálculo do calor contido nos gases de escape de um motor de combustão interna (requer o acessório).
- Estudo da ignição de um motor de combustão a gasolina (requer o acessório).
- Calibração de sensores.
Opções de Motores:
- Motor a Gasolina e Diesel, 4 Tempos, 1 Cilindro, Refrigerado a Água (Compressão Variável). Este motor combina a versatilidade de operar com gasolina ou diesel com a capacidade de ajustar a taxa de compressão. Seu sistema de refrigeração a água garante ótimo desempenho mesmo em condições de alta carga. É ideal para estudos de eficiência e adaptação a diferentes combustíveis.
Aplicações: Pesquisa de eficiência energética. Simulações em condições de carga variável. Indústria marítima: Perfeito para pequenas embarcações, onde o resfriamento a água é essencial para manter as temperaturas ideais. - Motor a Gasolina, 4 Tempos, 2 Cilindros, Refrigerado a Ar.
Este motor é conhecido por sua simplicidade e eficiência. O resfriamento a ar o torna mais leve e fácil de manter, enquanto seus dois cilindros oferecem uma operação mais equilibrada. Aplicações: Equipamentos portáteis, como geradores. Estudos em condições de uso intensivo. Equipamentos agrícolas: Utilizado em máquinas de pequeno porte, como tratores leves e sistemas de pulverização. - Motor a Diesel, 4 Tempos, 2 Cilindros, Refrigerado a Ar.
Reconhecido por sua robustez e durabilidade, este motor diesel é adequado para aplicações industriais exigentes. O resfriamento a ar elimina a necessidade de um sistema de líquido, simplificando seu projeto e manutenção. Aplicações: Máquinas agrícolas e de construção. Estudos de desempenho em ambientes extremos.
Geradores industriais: Utilizados em ambientes remotos ou com condições climáticas extremas. - Motor 4 tempos, monocilíndrico, refrigerado a ar, a gasolina e GLP. Este motor se destaca por sua dupla capacidade de operar com gasolina ou gás liquefeito de petróleo (GLP), oferecendo flexibilidade e eficiência. O resfriamento a ar facilita seu uso em aplicações onde simplicidade e portabilidade são essenciais.
Aplicações: Geradores portáteis: Amplamente utilizados em ambientes residenciais e industriais devido às suas baixas emissões quando operados com GLP. Bombas d’água: Utilizadas em irrigação agrícola e gerenciamento de drenagem. Veículos comerciais leves: Como empilhadeiras usadas em ambientes internos, onde o GLP ajuda a minimizar as emissões. Máquinas leves de construção: Aplicações como cortadoras de concreto e betoneiras portáteis