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DT-AU006 – Banco de Ensaios em Motores de 1 e 2 Cilindros, 11 kW, Computadorizado

Este banco controlado por computador permite a execução de ensaios em motores à combustão interna de até 11 kW.

Programa

  • Determinação das curvas características de um motor de combustão interna em diferentes regimes de velocidade
  • Torque.
  • Potência.
  • Consumo específico de combustível.
  • Determinação da eficiência, consumo específico de combustível e relação ar-combustível.
  • Determinação da eficiência volumétrica e da pressão efetiva média.
  • Possibilidades práticas adicionais
  • Familiarização com motores a gasolina e diesel de quatro tempos.
  • Comparação das características de motores a óleo diesel e gasolina.
  • Estudo de resfriamento em motores de combustão interna alternativos.
  • Medição de pressão na câmara de combustão de um motor (requer o acessório).
  • Representação gráfica da pressão da câmara de combustão em função do tempo e em função da posição do virabrequim (requer o acessório).
  • Familiarização com o conceito de sobre alimentação para motores sobrealimentados por um conjunto de turbo e intercooler (requer o motor).
  • Análise dos gases de escape de um motor de combustão interna (requer o acessório). Recomendado para motores a gasolina.
  • Cálculo do calor contido nos gases de escape de um motor de combustão interna (requer o acessório).
  • Estudo da ignição de um motor de combustão a gasolina (requer o acessório).
  • Calibração de sensores.

Opções de Motores:

  • Motor a Gasolina e Diesel, 4 Tempos, 1 Cilindro, Refrigerado a Água (Compressão Variável). Este motor combina a versatilidade de operar com gasolina ou diesel com a capacidade de ajustar a taxa de compressão. Seu sistema de refrigeração a água garante ótimo desempenho mesmo em condições de alta carga. É ideal para estudos de eficiência e adaptação a diferentes combustíveis.
    Aplicações: Pesquisa de eficiência energética. Simulações em condições de carga variável. Indústria marítima: Perfeito para pequenas embarcações, onde o resfriamento a água é essencial para manter as temperaturas ideais.
  • Motor a Gasolina, 4 Tempos, 2 Cilindros, Refrigerado a Ar.
    Este motor é conhecido por sua simplicidade e eficiência. O resfriamento a ar o torna mais leve e fácil de manter, enquanto seus dois cilindros oferecem uma operação mais equilibrada. Aplicações: Equipamentos portáteis, como geradores. Estudos em condições de uso intensivo. Equipamentos agrícolas: Utilizado em máquinas de pequeno porte, como tratores leves e sistemas de pulverização.
  • Motor a Diesel, 4 Tempos, 2 Cilindros, Refrigerado a Ar.
    Reconhecido por sua robustez e durabilidade, este motor diesel é adequado para aplicações industriais exigentes. O resfriamento a ar elimina a necessidade de um sistema de líquido, simplificando seu projeto e manutenção. Aplicações: Máquinas agrícolas e de construção. Estudos de desempenho em ambientes extremos.
    Geradores industriais: Utilizados em ambientes remotos ou com condições climáticas extremas.
  • Motor 4 tempos, monocilíndrico, refrigerado a ar, a gasolina e GLP. Este motor se destaca por sua dupla capacidade de operar com gasolina ou gás liquefeito de petróleo (GLP), oferecendo flexibilidade e eficiência. O resfriamento a ar facilita seu uso em aplicações onde simplicidade e portabilidade são essenciais.
    Aplicações: Geradores portáteis: Amplamente utilizados em ambientes residenciais e industriais devido às suas baixas emissões quando operados com GLP. Bombas d’água: Utilizadas em irrigação agrícola e gerenciamento de drenagem. Veículos comerciais leves: Como empilhadeiras usadas em ambientes internos, onde o GLP ajuda a minimizar as emissões. Máquinas leves de construção: Aplicações como cortadoras de concreto e betoneiras portáteis