Você está visualizando atualmente Por que a Internet das Coisas é Crítica para a Indústria 4.0 em Educação?

Por que a Internet das Coisas é Crítica para a Indústria 4.0 em Educação?

Graham Celine – 14 de maio de 2020

Educar os alunos dos programas de treinamento industrial para que estejam preparados para o que vão encontrar nas Fábricas Inteligentes construídas usando os princípios da Indústria 4.0 precisa ser a prioridade de todos os programas de treinamento de usinagem, robótica, manufatura e mecatrônica. A força de trabalho do amanhã precisa ser mais instruída e capaz de gerenciar, monitorar e manter um processo de manufatura sofisticado.

A IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês) está no centro da Indústria 4.0. A habilidade de usar sensores em todos os lugares e de interconectá-los sem o uso de fios a um sistema de controle central baseado na nuvem é o que possibilita que a Indústria 4.0 faça uma grande diferença na operação de uma fábrica.

Olhando para o exemplo de uma estação de usinagem que, em um passado não muito distante, era operada por um humano, e agora é completamente automatizada, podemos analisar algumas das funções acrescentadas pela IoT e pelos sensores a fim de manter o sistema funcionando de modo eficiente.

Sensores Ultrassônicos – usados para detectar a posição de componentes, máquinas e humanos. Podem ser usados para medir a altura de um pedaço de material, por exemplo.

Sensores de Proximidade – detectam a distância de materiais a um ponto específico – frequentemente usados para iniciar e parar componentes de manipulação de materiais, como esteiras transportadoras.

Sensores de Visão – sensores avançados de análise de dispositivos; podem ser usados para garantia de qualidade, identificação e ordenamento, ou registro de inventário, entre outros exemplos.

Sensores de Temperatura – desempenham papéis tanto como parte da produção quanto como parte do processo de monitoramento. A temperatura de um componente ou dos materiais em um processo de manufatura pode ser usada para assegurar uma produção confiável; a temperatura de uma máquina ou motor pode ser usada para prever requerimentos de manutenção e de integridade da máquina.

Sensores de Áudio – o som de uma máquina ao cortar um material pode ser usado para manutenção preventiva. Se não houver ruído, pode estar faltando matéria-prima ou haver uma ferramenta quebrada; se houver ruído agudo (alta frequência), pode ser necessário lubrificar.

Sensores de Vácuo – podem ser usados para detectar se a coleta a vácuo está funcionando.

Sensores de Cor – usados para identificar e ordenar inventário.

Sensores de Fumaça – detectam falhas; detectam a prontidão das máquinas para o próximo processo.

A lista não tem fim: sensores de Nível, Pressão de um fluido, Pressão de um gás, Pressão física, Torque, Umidade, Aceleração, Vibração, Vazão de ar, Rotação, Elementos químicos, Corrente elétrica, Tensão elétrica, Campo magnético e Altitude são alguns das centenas de sensores que podem ser usados para monitorar e manter uma planta de produção.

Com a introdução da Internet das Coisas sem fio, as informações dessa grande quantidade de coletores de dados permitem um planejamento mais eficiente, uma operação mais interativa, flexibilidade em tempo real e manutenção preventiva.

 Este é o núcleo do que a Indústria 4.0 representa. Todos os alunos, do nível de técnico de manutenção ao projetista, devem aprender os meandros dos sensores e da rede IoT que os apoia.

Para mais informações sobre o ensino de Internet das Coisas para a Educação em Indústria 4.0 em seu programa, contate a Intelitek.

A Robótica está criando empregos!

intelitek, parceiro didatech