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School friends mixed race and caucasian ethnic assembling electronics in home setting. They use tools to complete their project homework together.

Atividades STEM na educação: da origem ao impacto no futuro dos estudantes

Em um mundo cada vez mais movido pela inovação, preparar os estudantes para os desafios da era digital é essencial. As atividades STEM ganham cada vez mais destaque dentro da educação básica, seja no ensino fundamental ou médio. Mas afinal, o que é STEM, de onde vem esse conceito e por que ele importa tanto?

O que é STEM e como surgiu?

STEM é uma sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O termo surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 2000, a partir de uma preocupação com a competitividade global e a necessidade de formar profissionais mais qualificados nessas áreas-chave.

Com o avanço acelerado das tecnologias e o surgimento de novas profissões, educadores e formuladores de políticas públicas começaram a defender uma abordagem mais integrada dessas disciplinas, promovendo uma aprendizagem voltada para a resolução de problemas reais e para o desenvolvimento de habilidades do século XXI.

Por que as atividades STEM são importantes na educação básica?

As atividades STEM promovem um tipo de aprendizagem ativa e interdisciplinar, em que o aluno é protagonista. Ao realizar experimentos, programar robôs, construir estruturas ou resolver desafios com base em dados, os estudantes:

  • Desenvolvem o pensamento crítico e lógico;
  • Estimulam a criatividade e a inovação;
  • Aprendem a trabalhar em equipe e colaborar;
  • Aprendem com base em projetos e problemas reais;
  • Estão mais preparados para as profissões do futuro, muitas das quais ainda nem existem, mas exigirão competências como adaptabilidade.

STEM x STEAM: qual a diferença?

Uma variação do termo que vem ganhando força é o STEAM, que inclui a Arte (“A” de Arts) como elemento essencial do processo criativo e expressivo. Enquanto o STEM foca em aspectos mais técnicos, o STEAM integra linguagem visual, design, música e outras formas de expressão artística, promovendo uma formação ainda mais completa e sensível.

Apesar da diferença, as duas abordagens têm em comum o mesmo objetivo: transformar a sala de aula em um espaço de exploração, experimentação e construção de conhecimento prático e significativo.

Impactos no ensino fundamental e médio

Aplicar atividades STEM no ensino fundamental e médio tem impactos diretos no engajamento dos alunos e na qualidade da aprendizagem. Quando os estudantes conseguem ver a aplicação prática do que aprendem, como usar a matemática para construir pontes de palitos ou a física para programar carrinhos automatizados, eles compreendem melhor os conteúdos e se sentem mais motivados.

Além disso, essas atividades desenvolvem habilidades socioemocionais como persistência, empatia e trabalho em grupo, essenciais em qualquer carreira.

STEM na prática: o papel da Didatech

Na Didatech, acreditamos que a educação precisa estar conectada com o presente e o futuro. Por isso, oferecemos kits para atividades STEM pensados para facilitar a aplicação prática desses conceitos em sala de aula, sempre com recursos interativos, acessíveis e alinhados à BNCC.

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