Alunos da SESI Escola Mossoró praticam medição de temperatura em aula de Ciências Aplicadas

Os alunos da SESI Escola de Mossoró participam de atividade experimental prática para construção de uma estufa e utilizando o laboratório de ciências da GlobiLab com o “laboratório portátil” Labdisc. A atividade faz parte das práticas experimentais da disciplina de Ciências Aplicadas, desenvolvida com os alunos da 3° série do Ensino Médio.

“Os alunos constroem uma estufa para analisar, por meio dos sensores do Labdisc, a temperatura dentro e fora da estufa, criar hipóteses e analisar posteriormente os gráficos e tabelas”, explica o professor mestre Leonardo da Silva Garcia, da disciplina de Ciências Aplicadas.

O objetivo da atividade é estudar a diferença de temperatura dentro e fora de uma estufa, criar uma hipótese e testá-la através de uma experiência usando o sensor de temperatura externa do Labdisc.

A prática foi iniciada no dia 22 de março e hoje está em seu ápice de aprendizado. “É uma das práticas experimentais do bimestre. As aulas acontecem semanalmente na disciplina de Ciências Aplicadas”, diz Leonardo.

Com a prática a escola espera, em nível de aprendizado, que os alunos aprendam mais sobre o efeito estufa, possam compreender o fenômeno, e identificar o fenômeno no dia a dia, não somente com as estufas, como em outros ambientes, dentro dos veículos (carros) expostos ao Sol, com o nosso planeta e em demais situações do cotidiano.

“Além de compreender o fenômeno, utilizar as ferramentas tecnológicas educacionais do Labdisc para medir as temperaturas, para prever resultados, desenvolvendo também as habilidades e competências da leituras e interpretações de gráficos e tabelas e utiliza-las na resolução de questões e situações problemas”, destaca o professor.

Gostou? Compartilhe :)