Painel de Monitoramento de Consumo de Energia Elétrica por Rede SCADA – Ref. DT-ET051

Painel de Monitoramento de Consumo de Energia Elétrica por Rede SCADA – Ref. DT-ET051

Descrição

Painel especificamente projetado para estudo de redes de monitoramento de energia elétrica (SCADA).
Neste contexto, “redes de monitoramento de energia elétrica” descreve os diferentes modos pelos quais os dados coletados podem ser transferidos e posteriormente compartilhados, para satisfazer os requisitos do usuário.
Essas redes podem ser utilizadas, por exemplo, para diferenciar os níveis de consumo de diferentes usuários (iluminação, energia elétrica etc.), ou os de laboratórios ou departamentos de fábrica. Fazendo isso, é possível atribuir precisamente um custo a cada seção, a partir de um custo global. Outra aplicação interessante é a gravação de potência ativa e reativa, de modo a projetar corretamente as unidades de correção do fator de potência.
A tendência atual em instrumentos elétricos é a concentração, em uma única caixa, dos chamados “instrumentos multifuncionais digitais ou analisadores de energia”.
Esses instrumentos apresentam muitas vantagens quando comparados com os tradicionais (analógicos e digitais), dedicados à medição de um único parâmetro.

Programa didático e Modos de Ligação

  • Uso de instrumento digital para medir os parâmetros elétricos de rede (usuários de linhas mono/trifásica).
  • Conexão direta de um instrumento digital com um PC via porta USB para aquisição de dados e software de controle específico.
  • Conexão de um instrumento digital via porta LAN para aquisição de dados, software de controle e data-logger.
  • Conexão de instrumento digital com um PC remoto via porta serial RS485 e interface RS485/USB.
  • Conexão de 3 instrumentos digitais com um PC remoto via porta serial RS485 e interface RS485/USB.
  • Conexão de 2 instrumentos digitais com uma chave/ ponto de acesso. Acesso aos dados via PC/Smartphone com rede LAN/Wi-Fi.