DT-ET031 – Laboratório de Ensino Integrado: Painel de Correção Automática de Fator de Potência

Descrição

Esse painel é desenhado para teste de sistemas industriais com dispositivos eletrônicos para controle de correção de fator de potência em dispositivos consumidores de potência em baixa tensão (220 V).
O painel é usado para montar circuitos de correção de potência automáticos com diferentes estágios capacitivos e controlados por uma unidade eletrônica de controle. Dois analisadores medem tensões, correntes, potência aparente, ativa e reativa e o fator de potência.
Esses instrumentos são configurados em sistemas mono ou trifásicos com ou sem condutor neutro; seu uso é livre em circuitos tais como linha de alimentação de energia, dispositivo consumidor de energia elétrica , bateria capacitiva, etc.
Os componentes do painel podem ser identificados por seus símbolos elétricos internacionais; conexões elétricas são realizadas via cabos com plugs de segurança de 4 mm, incluídos no painel; não é necessária nenhuma ferramenta.
Os dispositivos consumidores de energia elétrica com diferentes valores de potência aparente (ativa-indutiva) podem facilmente ser reproduzidos em laboratório com o uso combinado de cargas resistivas e indutivas variáveis.
O conjunto completo de testes requer uma faixa de potência ativa-reativa indutiva entre 1.300 e 19.000 W + 1.300 – 1.900 VAR, com ajustes em 5 a 7 passos.

Programa didático

  • Indicações para teste de sistemas de correção automática de fator de potência:
  • Medidas de potência aparente, ativa e reativa e relações entre elas.
  • Sistema de correção de fator de potência local de dispositivos de consumo de potência monofásica.
  • Sistema de correção de fator de potência local de dispositivos de consumo de potência trifásica.
  • Descarga dos capacitores.
  • Sistemas de correção de fator de potência centralizados com painel eletrônico automático, com 1-2-3 passos iguais.
  • Sistemas de correção de fator de potência centralizados com painel eletrônico automático, com 1-2-3-4 passos iguais (um o dobro do outro).
  • Filtragem de correntes harmônicas em capacitores.