Este banco controlado por computador permite a execução de ensaios em teste de motores à combustão interna de até 75 kW.
Programa
- Determinação das curvas características em diferentes regimes de velocidade:
- Torque.
- Potência.
- Consumo específico de combustível.
- Determinação da eficiência, consumo específico de combustível e relação ar-combustível.
- Determinação da eficiência volumétrica e da pressão média efetiva.
- Familiarização com motores a gasolina e diesel de quatro tempos.
- Comparação das características de motores a óleo diesel e gasolina.
- Análise de resfriamento em motores de combustão interna alternativos.
- Medição de pressão na câmara de combustão de um motor (requer o acessório).
- Representação gráfica da pressão da câmara de combustão em função do tempo e em função da posição do virabrequim (requer o acessório).
- Familiarização com o conceito de sobre alimentação para motores sobrealimentados por um conjunto de turbo e intercooler (requer o TM75-02).
- Análise dos gases de escape de um motor de combustão interna (requer o acessório). Recomendado para motores a gasolina.
- Cálculo do calor contido nos gases de escape de um motor de combustão interna (requer o TBMC-CG).
- Análise da ignição de um motor de combustão a gasolina (requer o elemento adicional recomendado).
- Calibração de sensores.
Opções de Motores:
- Motor a Gasolina 4 Tempos, 4 Cilindros, Refrigerado a Água (Recondicionado). Este motor a gasolina oferece operação eficiente e estável graças à sua configuração de 4 cilindros e sistema de refrigeração a água. A versão recondicionada é uma opção econômica, mas um novo motor também está disponível mediante solicitação. Aplicações: Automóveis de médio e grande porte: Ideal para veículos de passeio com motores de alto desempenho. Máquinas industriais leves: Uso em geradores e equipamentos de construção. Pesquisa em eficiência energética.
- Motor Diesel 4 Tempos, 4 Cilindros, Refrigerado a Água. O motor diesel é conhecido por sua durabilidade e eficiência de combustível. Seu sistema de refrigeração a água garante desempenho consistente mesmo em condições extremas.
Aplicações: Veículos comerciais e de carga: Utilizado em caminhões leves e ônibus. Máquinas agrícolas: Tratores de alta potência e colheitadeiras. Geradores industriais: Fornecimento de energia em ambientes críticos. - Motor Diesel 4 Tempos, 4 Cilindros, Refrigerado a Água (Recondicionado). Este motor recondicionado oferece a mesma eficiência e robustez da sua nova versão, mas a um custo mais acessível. É ideal para aplicações onde o desempenho deve ser acompanhado por uma gestão eficiente de custos. Aplicações:
Frotas Comerciais: Uso em caminhões e ônibus recondicionados para conservar recursos. Geradores a Diesel: Excelente para projetos temporários ou orçamentos apertados. - Motor 4 Tempos, 4 Cilindros, Refrigerado a Água, a Gasolina e GLP (Recondicionado). Este motor duplo oferece flexibilidade ao operar com gasolina ou GLP, tornando-se uma opção versátil e ecologicamente correta. A versão recondicionada permite um acesso mais econômico, com uma nova opção de motor mediante solicitação. Aplicações: Veículos Comerciais: Empilhadeiras e veículos híbridos que utilizam GLP para reduzir as emissões.
Sistemas de Energia de Emergência: Geradores duplos que operam com gasolina ou GLP, dependendo da disponibilidade de combustível. - Motor 4 Tempos, 3 Cilindros, Refrigerado a Água, a Gasolina. Este motor é mais compacto, mas mantém alto desempenho graças à sua configuração de 3 cilindros. Seu design otimizado e sistema de refrigeração a água garantem eficiência energética adequada para uma variedade de aplicações. Aplicações: Carros compactos:
Motores em veículos leves e eficientes. Sistemas híbridos: Veículos que buscam equilibrar desempenho e economia. Equipamentos industriais: Geradores portáteis de alto desempenho.