Painel de Cabine do Usuário I – Ref. DT-EE001.15

Painel de Cabine do Usuário I – Ref. DT-EE001.15

Descrição

Equipamento de bancada móvel, com amplo painel sinóptico representando as partes de uma cabine de média tensão. Ele usa componentes profissionais para reproduzir as condições operacionais e as regras de segurança, conforme os padrões aplicáveis à tipologia do sistema, em laboratório. O equipamento foi concebido para permitir uma configuração “customizada” dos dispositivos e pontos de prova pré-arranjados no painel, representados em diagramas silkscreen com símbolos internacionais, possibilitando o estudo separado do desempenho de cada componente, e sua coordenação.

Programa didático

  • Conexão de um TA e programação dos parâmetros para função 50/51 (máxima corrente).
  • Conexão de um TA e programação dos parâmetros para função 50N/51N (máxima corrente de terra).
  • Conexão de um TV e programação dos parâmetros para função 27/59 (mínima e máxima tensão).
  • Programação dos parâmetros para função 81L/81H (mínima e máxima frequência).
  • Conexão de TA e TV toroidal e programação dos parâmetros para função 67N (máx. corrente direcional à terra); são considerados cabos de linha com escudo conectado a sistema de aterramento de cabine.
  • Máxima corrente de sequência inversa função 46.
  • Programação dos parâmetros para proteção contra correntes de tempo inverso.
  • Configuração das saídas de proteção geral para controle de dispositivo geral.
  • Configuração das entradas de proteção geral para controle lógico de dispositivo geral.
  • Seletividade de lógica de fio piloto com outros dispositivos conectados em série.
  • Medida de tensões, correntes e potências.
  • Controle dos retardos para evitar conexões simultâneas de dois ou mais transformadores com potência que exceda 2 x 1600 kVA a 25 kV, ou 2 x 2000 kVA a 20 kV (diretiva DK 5600 ENEL).
  • Sequências lógicas simples para validação e inibição condicional.
  • Sistema de aterramento da cabine, sistema de aterramento global combinado com outros sistemas de aterramento interconectados por meio dos escudos de cabos de MV.

A lista dos tópicos é apenas indicativa, considerando a ampla versatilidade do relé de proteção usado e a possibilidade de execução de um sem número de diagramas de conexão.